segunda-feira, 7 de novembro de 2011

IV JOGOS INTERNOS ESTUDANTIS – SEI 2011



TEMA: + Esporte - Violência

  
I-        Justificativa
   Sabendo que o Esporte como uma das propostas da disciplina Educação Física Escolar, não convém ter fim em si mesmo e acredita-se que a pratica da educação Física ultrapassa os muros da escola e tem relevante papel na formação social do indivíduo.
    Sendo Os Jogos Internos Estudantis, ferramenta pedagógica que valoriza a pratica esportiva escolar, a construção da cidadania dos jovens e em consonância com o espírito da escola em valorizar a cooperação e o espírito esportista, é que o SEI (Sistema de Ensino Incentivo) propõem através do 3º Jogos Internos Estudantis 2011 que tem como tema “+ Esporte _ Violência” alternativas relevantes para a melhoria da formação intelectual e física, condicionando a pratica em manter hábitos de vida saldáveis, desenvolvendo a disciplina e autocontrole através da pratica do esporte.

II- Objetivo Geral
    Proporcionar aos alunos do Ensino Médio a vivência e o aprendizado dos conteúdos futsal, Voleibol e Queimada, explorando atividades que possam ser compreendidas e vivenciadas por todos.


III- Competências:
• Reconhecer e respeitar o próprio corpo e do outro, cada uma de suas partes, seus limites e possibilidades, de forma a poder desenvolver suas atividades corporais com autonomia, valorizando-as como recurso para manutenção da própria saúde.
• Ser capaz de movimentar-se usando as habilidades motoras e as capacidades físicas.
• Ser capaz de atuar de forma solidaria, respeitando e valorizando a inclusão social, as indiferenças individuais, as regras estabelecidas, a elaboração e a adaptação de brincadeiras e jogos, evitando a competitividade excessiva, favorecendo a participação de todos, como recurso a ser utilizado em momentos extra-escolares de lazer.
• Gerenciar atividades corporais com autonomia, respeitando a si e a outro, utilizando as capacidades físicas e habilidades motoras, com discernimento, nas situações-problema do cotidiano.

IV Habilidades
Promover a integração entre as instituições, estudantes e profissionais do município.
Desenvolver o gosto pela prática esportiva entre os jovens, ressaltando a importância do respeito ao companheiro e ao adversário (Fair Play).
Estimular o sentimento de competição de forma saudável e responsável. 
Promover o desenvolvimento e a descoberta de talentos no município.              
•Respeitar a integridade física e moral do outro.
• Interagir no contexto escolar através dos jogos desportivos vivenciando vários papéis: jogador, torcedor e árbitro.
• Conhecer e ter disposição para superar suas limitações pessoais.
• Entender que as regras podem ser adaptadas para a inclusão de todos.
• Interagir em jogos e esportes, procurando cuidar da segurança própria e alheia.


 Momentos do Evento:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário