domingo, 30 de outubro de 2011

Sistema de Ensino Incentivo

Nossa História
Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 2001, os estudantes de Matemática Raimundo Moura Barbosa, Everaldo de Oliveira Santa Brígida (im memória) e Cleber Augusto Andrade dos Reis fundar  um pequeno curso preparatório para as universidades UFPA, UEPA, UFRA E UNAMA,  em São Miguel do Guamá,  região nordeste do Pará.
O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, já em 2002, o Curso Incentivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Sistema de Ensino Incentivo transformou-se na maior instituição de ensino do Município.

Em 2006, foi criado o Sistema de Ensino Incentivo, com currículo de Ensino Médio. Em 2008, foi formada a primeira turma de Ensino Médio, o ensino médio que mais cresce no Pará.

Em 2008, tivemos uma excelente aprovação de 85% no vestibular das grandes universidades do nosso estado UEPA, UFPA, UFRA, UNAMA, ENEM E OUTRAS. Hoje o SEI continua liderando com sua filosofia de Um Sistema que acredita no seu potencial político, filosófico e construidor de uma Educação de Qualidade.

4 comentários:

  1. ESSA ESCOLA CHEGOU PARA MUDAR O FUTURO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, POIS É O QUE MAIS APROVA EM VESTIBULARES, E ALÉM DISSO A QUALIDADE DE EDUCAÇÃO É MUITO GRANDE, O QUE NOS LEVA A PENSAR QUE UM DIA SUA EDUCAÇÃO SERÁ COMPARADA COM OS COLÉGIOS MAIS FORTES DO BRASIL QUE LOCALIZAM-SE NA REGIÃO SUDESTE.
    NOS ALUNOS SEMPRE FOMOS ENSINADOS A NÃO SOMENTE ASSISTIR UMA AULA E DEPOIS IR BRINCAR...., NÓS APRENDENMOS QUE NÃO BASTA VOCÊ ESTUDAR APENAS NA SALA DE AULA, E SIM FORMAR GRUPOS DE ESTUDOS PARA ELEVARMOS NOSSO CONHECIMENTO E NOS TORNARMOS PROFISSIONAIS BEM SUCEDIDOS.
    O SEI,BUSCA APROVAR OS SEUS ALUNOS EM 1ºLUGAR EM TODAS AS FACULDADES.
    ESSE COLÉGIO VAI CRESCER CADA VEZ MAIS.........

    ResponderExcluir
  2. Como falar do sistema de ensino incentivo? Torna-se demorada e atenciosa, devido às múltiplas experiências vivenciadas durante anos nesse lugar, faltar ou esquecer algum momento é cometer uma falta grave contra esses prazerosos momentos. Entretanto, sei que vou falhar.
    Bem, no incentivo pude ter a satisfação de conhecer profissionais, que de forma dedicada e responsável, contribuíram decisivamente para a construção da história dessa instituição de ensino, pessoas que com o passar dos anos se tornaram mais do que colegas de profissão e que diretamente ou indiretamente contribuíram para a minha formação profissional, obrigado a todos.
    Lembro-me dos eventos da escola como Festa junina, sarau de músicas e peças teatrais, feira científica e cultural, trabalhos de campo, jogos internos... Tudo isso pude vivenciar, ensinar e aprender no incentivo. Era gratificante olhar o movimento, a realização e os resultados. Era emocionante ver a animação da garotada. E o legal de tudo isso é saber que em algum instante eles também podem lembrar com saudades. Obrigado pelos momentos lazer e de descontração.
    Recordo as vésperas das provas de vestibular. Momentos marcados pela TPV (Tensão Pré-Vestibular), ansiedade e medo eram sentimentos muito comuns. Mas não era só isso que imperava, também era presente as palavras e as reflexões de entusiasmos e acima de tudo o incentivo.
    E como esquecer o resultado dos aprovados? Até hoje lembro com carinho a festa que fazíamos, momentos fantásticos, marcados pelo desfile nas principais ruas da cidade, a visita nas casas dos aprovados, o estouro de fogos, o raspar das cabeças e o quebrar de ovos nos calouros são momentos que marcaram a minha carreira, por isso inesquecível. Obrigado incentivo por esses momentos.
    E não tem como falar em São Miguel do Guamá sem se lembrar do incentivo, não porque a escola marca a paisagem do lugar ou por ser tradicional, mas pela grande contribuição social que a instituição trouxe ao município. Com a criação do curso de preparação para vestibulares e do ensino básico, os jovens tanto da zona urbana quanto da zona rural tiveram a possibilidade de acesso às informações para poder competir de igual para igual com outros candidatos. Se hoje, no lugar existem profissionais formados nas mais diversas áreas, podemos nos orgulhar, porque o incentivo contribuiu decisivamente para esse fato.
    Como disse faltei com muitas lembranças, mas como enumerar tantas? Ao incentivo mais uma vez, obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  3. o SEI não possui site, para conhecermos melhor seus serviços?

    ResponderExcluir
  4. o SEI não possui site, para conhecermos melhor seus serviços?

    ResponderExcluir